quinta-feira, 31 de julho de 2008

ÁFRICA

Bom, nesse tópico sobre a áfrica tentarei falar um pouco sobre sua situação geopolítica nos dias atuais e voltarei um pouco no tempo para que tenhamos um melhor aprendizado.

A África é um continente que tem seu passado histórico ligado à colonização, como já sabemos. Em meados do século 19, como sabemos, estava em alta o Imperialismo e o continente africano foi um dos principais alvos do sistema que fora plantado recentemente.

Nesse momento histórico, houve a Conferência de Berlim, que reuniu os países da europa para partilharem a áfrica entre si. A França por exemplo, pegou a Argélia como colônia; Já a inglaterra, pegou a África do Sul e o Zimbábue.

Desde então, os europeus exploraram os recursos mineirais da áfrica, como ouro, prata e diamante, pois o continente africano era e é riquíssimo em recursos minerais.

A parte norte da áfrica é chamada de a áfrica branca, pois foi povoada pelos árabes mulçumanos e a parte sul da áfrica é chamada de a áfrica negra, pois foi povoada pelo próprio povo africano.

A parte médio-oriental da áfrica é o chamado CHIFRE AFRICANO que é um conjunto dos países mais pobres do mundo.

Em geral, os problemas da áfrica estão relacionandos aos conflitos civis em grande parte dos países, à questão da falta de água, à AIDS e outras DSTs, à exploração dos mineirais por parte dos países ricos, que é o chamado NEOCOLONIALISMO, à volta da tuberculose e a malária no chifre africano que é uma doença incurável e à pessima concentração de renda nos países, o que os leva a terem os piores IDHs do mundo(índice de desenvolvimento humano) e a viverem na miséria, sendo o continente mais pobre do planeta.


Na questão natural, está ocorrendo a desertificação do SAARA que já chega a afetar as savanas e, consequentemente, ao aumentar, afeta o SAHEL que é uma grande floresta da áfrica.

A desertificação é um processo que ocorre pela ação do homem, pelo uso irregular do mesmo nos solos do saara, o que aumenta o deserto e, ao chegar nas savanas e na floresta, as mesmas tendem a desaparecer por esse processo.(o deserto do saara faz limite com as savanas e as savanas fazem limite com a floresta do Sahel)

Em geral, o clima do continente é TROPICAL, por estar situado numa zona intertropical, porém, o norte da áfrica é EQUATORIAL, como percebemos no deserto to Saara.

Os desertos mais notáveis são o o Saara na parte superior e o da Namíbia e o do Calahari na parte inferior, todos predominando o intemperismo físico, por serem desertos secos e quentes, ao contrário do deserto da patagônia na argentina, que é um deserto frio.


Citarei 3 importantes conflitos que ocorrem na áfrica; não citarei o conflito de Ruanda e Burundi por ser um pouco mais extenso que os que citarei logo mais, porém é tão importante quanto esses(estudem esse mais extenso em algum livro):


Conflitos no Zimbábue:

Fazendo fronteira com a potência africana que é a áfrica do sul, o Zimbábue se tornou independente politicamente falando do reino unido em 1980, porém, não se tornou independentemente economicamente falando como a maioria expressiva dos países africanos.

Há 28 anos, o país é governando pelo mesmo homem, que é o ditador Robert Mugabe, que recentemente expôs sua política ditatorial no país, onde a população sofre com a repressão. Nas eleições de 2008, o candidato oposicionista, Morgan Tsvangirai, retirou sua candidatura no segundo turno e buscou refúgio na embaixada da Holanda na capital do país. Morgan foi o mais votado no segundo turno e por isso causou a ira do ditador Robert Mugabe, fazendo com que este matasse 86 partidários de Morgan e expulssasse 200 mil pessoas como o Morgan mesmo afirmou.

O Robert Mugabe continua a ser o ditador, porém, a ONU e os EUA condenaram a intimidação feita pelos campangas do ditador, dizendo que é impossível uma votação livre e justa no país.




Conflitos na áfrica do Sul:

Na década de 40, a áfrica do sul fica independentemente politicamente da inglaterra, mas não fica economicamente. Um país onde a maioria expressiva é negra e a minoria é branca; os brancos descendentes de ingleses dominam o país, e, aprovam a política do apartheid, ou seja, a política da segregação racial; negros não podem se casar com brancos, não podem ter as mesmas coisas que os brancos e muito menos os mesmos direitos. Foi aí que surgiu um rapaz chamado Nelson Mandela que dizia que tudo aquilo era injusto e que iria mudar isso quando se tornasse presidente do país. Foi preso. Depois de muitos anos na prisão, ele é solto por pressão da ONU e por pressão da população, ele se torna o primeiro presidente negro da áfrica do sul e encerra essa política do apartheid, dando direitos iguais tanto para os brancos quanto para os negros.

Sabemos hoje que a diferença ainda existe no país e que ainda há um preconceito enrustido por parte da minoria branca, mesmo com a igualdade dos direitos feito outrora por Mandela.


Conflitos na Argélia:

A Argélia, localizada no norte da áfrica, foi colônia da França até 1962. O país é rico em petróleo(fazendo parte da OPEP), daí o interesse da França até os dias atuais impondo um neocolonialismo. A população é habitada majoritariamente pelo povo árabe.

Em 1992, o governo argelino cancelou as eleições que, ao que tudo indicava, seriam ganhas pela Frente Islãmica da Saudação(FIS). Caso a frente islãmica assumisse o poder, a compra do petróleo argelino por parte da frança seria bastante dificultada, ou seja, esse golpe nas eleições teve um dedo do governo francês, despertando a ira de alguns islâmicos.


Como resposta, o Grupo Islâmico Armado(GIA), iniciou uma guerra civil, a qual entre 1992 e 1997 causou para cima de cem mil mortos. O conflito resultou, antes de mais nada, na radicalização da sociedade argelina e do crescimento do movimento islâmico argelino.

Em dezembro de 1994, o GIA capturou um avião da Air France, com o objetivo de fazê-lo explodir em Paris e, a partir do verão de 1995, fez uma série de ataques terroristas na capital francesa. Por competência do governo francês, o primeiro ato não foi concretizado, porém, os ataques a partir de 1995 não foram evitados. Porém, faz certo tempo que não se envolvem em grandes confusões.


Bem, esse foi meu resumo da áfrica, espero que tenha ajudado. =D

Próximo tópico será relacionado à CHINA e ao JAPÃO, até a próxima.

Nenhum comentário: